Cólicas

Seu filho tem dois meses e chora desesperadamente, às vezes por horas a fio, aparentemente sem motivo, sem que ocorra nenhum outro sintoma como febre ou inapetência?

Pode ser que ele esteja sentindo as famosas cólicas do lactente.

Não se trata de uma doença. As cólicas do lactente são um sintoma extremamente comum, relacionados à imaturidade do intestino do bebê.

Geralmente o pico de ocorrência ocorre em torno de dois meses de vida com tendência de melhora por volta do terceiro ao quarto.

Algumas medidas básicas podem ajudar a aliviar parcialmente as dores: compressas mornas no abdômen, colocar a barriguinha do bebê em contato com o abdômen da mãe, massagem em “bicicletinha” (flexionando delicadamente as perninhas em direção ao abdômen), entre outras.

Lembre-se sempre de só usar remédios com orientação de seu pediatra.

O mais importante é saber que não se trata de uma doença e sim de um sintoma relacionado ao desenvolvimento natural do lactente e que tem duração limitada.

Se ocorrerem, porém, outros sinais como febre, falta de apetite, baixo ganho de peso entre outros, procure seu pediatra pois as cólicas não causam estes sintomas.